Rock: "recomeço", meio e fim
Música quase póstuma, disco novo com uma quase nova formação e turnê de encerramento, o que Beatles, Rolling Stones e Sepultura fizeram no últimos trimestre de 2023
“A última música do Beatles” é como estão chamando “Now and Then”, escrita por John Lennon e gravada em uma fita cassete que foi entregue por Yoko Ono a George Harrison após o assassinato do vocalista. Em posse da gravação, em 1994, Paul, George e Ringo se reuniram para gravar três músicas, mas só conseguiram duas, pois “Now and Then” não estava em condições de ser lançada, pois a voz de Lennon não estava boa o suficiente.
Tudo mudou em 2022, quando o cineasta Peter Jackson produzia um documentário sobre o quarteto e junto com sua equipe desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial. Com ela foi possível separar os diversos instrumentos e vozes que apareciam nos vídeos antigos.
Se você ainda não ouviu a canção, clique aqui.
O agora trio, Rolling Stones, lançou 'Hackney Diamonds'. No lugar de Watts que faleceu em 2021, está Steve Jordan. Darryl Jones é responsável pelo baixo. Além disso, Paul McCartney toca baixo em “Bite my head off” e Elton John toca piano em “Get close” e “Live by the sword”, nessa última canção está o ex-stone Bill Wyman tocando baixo. Keith Richards toca guitarra e assume os vocais em “Tell me straight”.
Escute aqui.
E a partir de 2024, o maior nome do metal brasileiro: Sepultura, realiza a turnê de encerramento da banda depois de 40 anos. Série de shows vai durar 18 meses. "O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada", disse a banda, em um comunicado. Série de shows batizada de "Celebrating Life Through Death" vai durar 18 meses será gravada e dará origem a um disco ao vivo, com 40 músicas registradas em 40 cidades diferentes.